27.9.05

O Metropolitano de Lisboa irá aplicar substâncias energéticas

O Metropolitano de Lisboa irá aplicar substâncias energéticas na escavação dos túneis junto à estação de S. Sebastião

Recebemos da Administração do Metropolitano de Lisboa carta datada de 23 de Agosto que transcrevemos parcialmente:

(Š) De acordo com os resultados obtidos, o método é eficaz não originando valores de ruído e vibrações superiores aos permitidos por lei quer para os edifícios envolventes quer para a presença humana. Convém realçar que a aplicação deste método por implicar picos de ruído e vibrações com um curto espaço de tempo, é menos perturbador para a envolvente que o sistema de escavação tradicional².

(Š) O Metropolitano de Lisboa irá autorizar o empreiteiro a recorrer, quando necessário, à utilização de Substâncias Energéticas nos trabalhos de escavação em túnel. Desta forma poderão ocorrer durante um dia vários disparos, ou nenhum, utilizando-se neste último caso somente a escavação mecânica como até ao presente.

A primeira utilização de substâncias energéticas será antecedida de uma nova comunicação, com aviso prévio de 72 horas e com a informação relativa aos intervalos horários em que os disparos poderão ocorrer (Š).

A Administração do Metropolitano de Lisboa reiterou completa disponibilidade para o esclarecimento de qualquer dúvida relativamente a este assunto.